Qual o preço da sua beleza?

Padrão

Depois de o post passado ter sido sobre um assunto mais light, hoje vim falar de algo que considero bem sério: os testes feitos em animais.

Todo mundo bem sabe (ou deveria saber) que grande parte dos produtos de higiene e cosméticos que usamos no nosso dia-a-dia são testados para que a empresa que os fabrica tenha certeza de que eles não vão fazer mal à saúde das pessoas que os utilizam. Pois bem. O que grande parte dos usuários destes produtos não sabe, é que frequentemente estes testes são feitos em animais. Pra não chocar os que, como eu, têm estômago fraco, não vou postar aqui as fotos de como esses testes são feitos e quais os danos sofridos pelos animais que passam por eles, mas basta procurar na internet que você facilmente encontrará essas informações.

Os animais mais usados para testes são macacos e coelhos, mas os cachorros e gatos também entram na berlinda. Imagine ter produtos tóxicos pingados em seus olhos, que causam alergias na sua pele, ter seus cabelos raspados e líquidos que podem ser danosos ao seu organismo serem injetados em você todos os dias. Isso é apenas a parte mais “leve” do sofrimento pelo qual passam esses animais indefesos, que não têm como se proteger dos cruéis tratamentos a que são submetidos. Pra piorar a situação, muitos deles, quando envelhecem ou, na visão dos pesquisadores, se tornam incapazes de participar da tortura, são abandonados à própria sorte.

Não pretendo com este post abalar o lado sentimental de cada um. Apenas peço que pensem como seres racionais. Qual o direito que nós, seres humanos, temos de simplesmente pegar outro ser vivo e submetê-lo a esse tipo de tratamento? O que faz eu e você melhores do que um cachorro, um gato ou um coelho? A nossa capacidade de pensar? Então, que tal usarmos essa capacidade que nos foi dada para pensar nos animais, que não possuem o dom da comunicação, e defendê-los, já que eles não podem fazer isso sozinhos?

Antes que alguém argumente que não há outra forma de testar os produtos sem usar animais, eu lhes informo que, felizmente, há sim. Cientistas de várias partes do mundo estão trabalhando para evitar que seja necessário utilizar animais. Além disso, várias empresas de cosméticos e produtos de higiene (inclusive algumas delas brasileiras) já aboliram esta prática.

Sem o intuito de fazer propaganda, vou falar de duas empresas cujos produtos já testei e aprovei, e que apresentam em sua embalagem a informação “Produto não testado em animais”. A primeira é a Skala. Já usei o creme hidratante para o corpo e os xampus. Todos os produtos são muito bons, e os preços são ótimos. A segunda é a Vizcaya. Dessa, já testei o xampu e o creme para pentear, que também foram aprovados com louvor. Porém, a Vizcaya trabalha com produtos de custo mais elevado, mas pela qualidade do produto e pela preocupação com os animais, eu acho que vale a pena.

Outra coisa que quero lembrar é que neste post estou falando exclusivamente de produtos de higiene e cosméticos, pois há outras áreas que usam animais em testes, como a medicina e até mesmo a medicina veterinária, o que acho um absurdo, já que o estudante deveria aprender a zelar pelo bem estar do animal.

Mais uma coisa: não sou vegetariana. Espero no futuro ter mais força de vontade e abolir totalmente a carne da minha alimentação. Muita gente já me disse que não entende porque eu sou contra a crueldade com os animais se eu como carne, e sei bem que os bichos não são bem tratados quando são criados para abate. Acontece que, no meu ponto de vista, há um abismo de diferença entre matar um animal para se alimentar e matar um animal para “ficar mais bonita”.

Pra finalizar, quem tiver alguma dúvida ou quiser consultar a lista das empresas que testam e as que não testam seus produtos em animais, pode visitar o site da PEA – Projeto Esperança Animal, que lá tem todas essas informações. Outra coisa, se você quer saber mais sobre o método de testes de alguma das empresas que constam em qualquer uma das listas, envie um e-mail para o SAC da companhia em questão, que (provavelmente) eles te responderão. Fui ver com a Johnson & Johnson se eles testavam mesmo, e a resposta foi positiva. Já a Skala eu contatei depois de ver o aviso de “Produto não testado em animais” na embalagem de um xampu que comprei, e eles me confirmaram que não testam.

Minha atitude quando descobri sobre as empresas que usam animais para testes: fiz uma listinha com os nomes dessas companhias, e procurei só comprar produtos de empresas que declaram usar outro método de testes.

Mais informações sobre os procedimentos usados para testes em animais, procedimentos alternativos e leis que impedem o uso de animais para esse fim, acesse:

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm (Site da PEA – Projeto Esperança Animal)

http://www.centrovegetariano.org/Article-41-%2BAlternativas%2B%25E0%2BExperimenta%25E7%25E3o%2BAnimal.html (site do Centro Vegetariano)

http://seja-vegetariano.blogspot.com/2007/11/empresas-criam-alternativas-aos-testes.html (Blog Seja Vegetariano)

 

Seja um ser humano consciente: evite comprar produtos de empresas que usam animais como cobaias para testar seus produtos. Acesse AQUI o panfleto educacional da PEA.

OBS.: Se alguém tiver alguma informação/site relevante para adicionar às informações desse post, sinta-se à vontade pra deixar seu comentário.

 

»

  1. Colegaaaaaaaa!!

    Teu blog tá mara *-* E essa postagem então… nota 1000! \o/
    Concordo plenamente com o que tu disseste sobre os testes em animais!
    É horrível e desumano fazer o que muitas empresas fazem com os pobres bichinhos… Ainda bem que existem empresas conscientes que não cometem essas atrocidades.

    Me tornei vegetariana por amor aos animais e situações de crueldade como essas me deixam com nojo – e muito brava também!!!

    Sabe de uma coisa interessante??? Eu estou para escrever no meu blog um post com a mesma temática, porém o foco é os maus-tratos aos animais de CIRCO…

    Te mando link quando já estiver postado no meu blog!

    Beijos e Parabéns!!! :3

    • Amiga!
      Que bom que tu gostou, fico muito feliz!
      Nossa, que legal que tu se tornou vegetariana por causa disso, parabéns!
      Se a gente fosse reunir em um post só tudo de ruim que as pessoas fazem contra os animais, com certeza não caberia. Muito legal tu falar sobre os maus tratos aos animais de circo. Quando tu postar, pode ter certeza que eu vou ler.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

  2. Muito boa essa temática! Amei teu texto! Pra ser sincera, eu nunca parei pra analisar esse tipo de coisa. Sempre soube dos testes em animais, mas não sabia que existem outros métodos e que outras empresas os utilizam.
    E já que tocou no assunto vegetarianismo, ainda sou muito pouco evoluída pra conseguir uma coisa dessas! Parece fácil, mas tem toda uma mudança de alimentação… É complicado! Muito boa tua iniciativa! Beijoos

    • Oi Nate!
      É, meu intuito com esse texto foi exatamente alertar as pessoas que não sabiam ou nunca tinham parado pra pensar no assunto. É uma coisa séria, e que todo mundo deveria ter ciência de que acontece.
      Sobre o vegetarianismo, também ainda não sou evoluída o suficiente pra parar de comer carne, mas um dia pretendo conseguir. Realmente, reeducação alimentar não é nada fácil, infelizmente.
      Beijo e obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

